Música do dia: Born To Die - Lana Del Rey
"Don't Make me Sad, Don't Make me Cry
"

sábado, 1 de outubro de 2011

Tim Burton


"Quando eu vi um filme do Tim Burton pela primeiras vez, eu tinha apenas 6 anos, mas me lembro como se fosse ontem, das cenas de A lenda do Cavalheiro sem cabeça."
 *Timothy William Burton, nasceu na cidade de Burbank, na Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 25 de Agosto de 1958. Ele é o primogênito do casal Bill Burton e Jean Erickson.
Quando era criança, Burton, vivia a  ler as história  sombrias dos livros de Edgar Allan Poe e a assistir filmes de terror  de segunda categoria (daqueles do qual os personagens quando assinados, jorram mais sangue do que o corpo é capaz de ter),  assim, ele poderia fugir da realidade de seu cotidiano, já que achava a vida doméstica e escolar difícil. Sua infância foi praticamente uma viajem sobre seus próprios pensamentos.
Depois de concluir o colegial, Burton ganhou uma  bolsa na Disney para que pudesse cursar o Instituto das Artes da Califórnia. E quando terminou o curso, começou a trabalhar na Disney como aprendiz de animador, nesse período ele criou seu primeiro curta- metragem,Vincent, baseado na vida de Vincente Printe,uma figura marcante em sua infância. Mas tarde ele criou outro curta,
Três anos depois, Tim Burton criou o filme Os fantasmas Se Divertem (1988), que o lançou para o Mundo da fama, que foi seguido de Batmam (1989). E em 1990, Tim lança Edward, Mãos de Tesouras, onde tem seu primeiro contato com Johnny Depp, que hoje, é considerado como um filho para ele. Edward Mãos de Tesouras é um dos meus favoritos, é simplesmente sombrio e ao mesmo tempo emocionante. Logo em seguida vem batmam o retorno(1992). E depois, o estranho mundo de Jack, que já tinha sua poesia pronta e suas ilustrações também, feitas na época em que Burton produzia seus curtas na Disney.
Em 1994, surge o já citado Ed Wodd,que homenageia Edward D. Wodd Junior, considerado o pior diretor de todos os tempos. Filmes depois , surgi A Lenda do Cavalheiro Sem Cabeça, que ganhou o Prêmio Saturno de melhor filme de Horror e Fantasia. O filme conta a história de uma pequena cidade que sofre com assassinato causaso por um cavalheiro, que já havia dado por morto, a parte mais sinistra é que ele não tem cabeça, como o nome já diz...
Ainda com a carreira em alta, Burton, lança O grande Peixe e suas Histórias Maravilhosas. E então, eis que surge A Noiva Cadáver, na arte de stop- motion. A Trilha de A Noiva Cadáver, incrível por sinal, foi feita por outra figurinha carimbada nas produções de Burton, que é Danny Elfman. Ele produziu as trilha de A Lenda do Cavalheiro Sem Cabeça, Marte Ataca, Edward Mãos de Tesouras, A Fantástica Fabrica de Chocolate, Alice no Pais das Maravilhas e muitos outros. Danny Elfman é realmente um tradutor das ideias de Tim em quesito de trilha.
Nessa mesma época, Burton regravou o clássico dos anos 70, A Fantastica Fabrica de Chocolate, que traz um dos personagens mais marcantes de Johnny Depp. Uma das coisas que Tim fez a Depp foi dar-lhe os mais inusitados personagens, que variou desde um um barbeiro com sede de vingança em Sweeney Todd, O barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, baseados num musica da Broadway,  que rendeu a Tim, o Oscar 2008 de melhor direção de Arte, desde um chapeleiro maluco em Alice no Pais das Maravilhas, baseadas na história infantil de Lewis Carroll. Que conta a famosa historia da menina que segue um coelho e acaba aparecendo em outro mundo, mas desse vez, Tim pois um toque seu, e deixou a historia tão incrível tanto a original.  A arte de Alice é realmente incrível, o figurino também, levou o Oscar 2011 de melhor direção de arte e melhor figurino.
Em seus filmes Tim Burton, está sempre acompanhado de Johnny Depp, Danny Elfman e Helena Bonham Carter ( sua  esposa) essa equipe, da origem a uma espetacular obra de arte que são os filmes do Tim, que sempre estão surpreendendo e emocionando, mantendo sempre sua originalidade e singularidade.
Tim Burton também já escreveu livros. Em 1997, escreveu "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", que ganhou edição brasileira apenas em Julho de 2007. Ele também produziu o clipe da música Bones da banda The Killers, uma das minha favoritas, vale a pena conferir.

Tim Burton com certeza é um dos maiores Diretores e Criadores de todos os tempos.
Ah sim, um dos "hobbies" de Tim é desenhar, futricando na Internet achei o Website dele, onde ele colocou algumas amostra de seu novo livro de desenhos. A Galeria do Tim Burton é  Encantadora do inicio ao fim, desde o designer á música do Danny Elfman que toca ao fundo enquanto você caminha pelo site com um bonequinho muito fofo, o Site é sombrio e genial como o Tim.
Por que vocês não aproveitam e fazem uma sessão de filmes. É uma ótima pedida para quem gosta de filmes sombrios e cômicos, de histórias com um jeito único e particular.

Eu farei questão de postar algo sobre os filmes do Tim Burton, por mais antigos que sejam. Bem, eu fico por aqui, acho que vou ali assistir A lenda do cavalheiro sem cabeça....
Espero que vocês gostem, é a primeira vez que eu escrevo sobre outros seres humanos... Com o tempo vai ficar melhor...


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Burton
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lewis_Carroll
http://estranhomundodealice.blogspot.com/p/tim-burton.html ( Gostei desse blog, indico para quem é fã do Tim, da Helena e do Johnny *-*)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas." Clarice Lispector
Deixe seu comentário:)