Música do dia: Born To Die - Lana Del Rey
"Don't Make me Sad, Don't Make me Cry
"

O Lado Negro da Lua

Mark Twain já dizia que cada um de nós era uma Lua e tínhamos um lado Negro que nunca mostravamos a ninguém... Mas eu nunca me dei por satisfeita, estou ciente do risco, gosto dele.

*Vitória Luiza falará de Astrologia e Astronomia aqui.
Preparece, ela pensa coisas intrigantes...



 Vitória:

#01/10/2011

"O lado negro da Lua"... Isso me remeteu ao "Apollo 18", aquele filme que acabou com meus 'sonhos molhados de adolecente' de, quem sabe um dia, ser astronauta da NASA. Mas agora tente esquecer a mídia só por alguns segundos, repense nesse nome... Bonito, não? É isso que nos falta: As vezes esquecer a mídia, as vezes lembrar do universo. Sabe o porquê pensar no universo acalma? Porque quando pensamos nele, não pensamos em nada (ou em quase nada). Afinal, é um vácuo, sem barulho, sem outras pessoas. Ali é só você e seus pensamentos... Um tanto quanto narcisista, porém maravilhoso.
Como falar de astronomia sem falar de matemática? Sim, sou matematicista*. "A natureza está escrita em linguagem matemática." Acredito em ti, Galileu! São os números que dizem tudo. Everything! Logo provarei está teoria com series, livros e provas. Nada mais que provas para provar o certo.

Matematicista: Quem indaga o por quê de odiar a mãe das ciências e pratica rituais matemáticos (adoro
inventar palavras e exagerar na definição delas).




# 21/10/2011 
Via- Láctea
Pensar que somos menores que quarks*, se pensarmos ao todo... É, somos! Mas vou tentar nos reter ao nosso sistema solar, nossa via láctea. Constituida de, agora, 8 planetas. Digo agora, pois antes eram 9, mas Plutão, apartir de 2006, foi classificado um planeta-anão*, como varios outros do sistema solar. "Meu velho tio me jurou ser um netuniano", gravou essa frase? Pronto! Você acabou de aprender a sequencia dos planetas. O primeiro é Mercúrio, o 'M' do 'meu' da frase logo ali em cima. Mercúrio (Chamado de Hermes na mitologia grega é o mensageiro de Jupiter) é o planeta mais proximo do sol e por isso é solido, sua superficie é como o da nossa Lua, com crateras, regiões baixas e planas. O segundo é Vênus (Chamada de Afrodite em Grego, é a deusa do amor e beleza), como na mitologia ela tinha que ser a mais exuberante "estrela". Sua superficie não é tão visivel quanto de mercúrio, pois contem densas nuvens de àcido sulfúrico, mas também é um planeta terreno. Logo apos vem a Terra, com sua superficie terrena e liquida, indicando não tanta proximidade com o Sol. Acreditasse ser o unico planeta capaz de abrigar vida no nosso sistema. Então, classificado como o quarto planeta, Marte (Ares no grego, conhecido como deus da guerra), sua superfecie contem montanhas, vales e canais.


Olimpo

É em Marte que há o monte olimpo, que é do tamanho do Arizona e três vezes mais alto que o Everest. Apartir daqui os planetas não são mais classificados com terrestres e sim, gasosos. Então, Jupiter (Zeus no Grego, deus dos deuses) é classificado como o planeta mais denso do sistema e contém um ténue anel, mesmo que Vênus o ofusque, ele também é um tanto quanto surpreendente de ser observado. Saturno (Pai de Zeus, na mitologia Grega chamado de Cronos, um dos Titãs*) segundo planeta mais denso e unico com sistema de anéis, predominado por elementos leves. Urano (Coelus em Grego, deus dos céus e estrelas), dominado pelo elemento metano gasoso que absorve a luz do sol. E então Netuno (Poseidon no Grego, deus do mar), assim como Urano sua densidade é quase igual a da agua e como todos os gigantes gasosos, não possui uma separação nítida entre sua atmosfera e sua superfície sólida, o que chamamos de nivel zero.
Melhorando o nosso Léxico :

Quarks: Sempre disseram que átomos são minúsculos, agora pense que prótons e neutrons formam átomos e que quarks formam prótons e neutrons. É o que somos. Menores até mesmo que léptons (por isso citei mentes que brilham lá em baixo.)

Planeta-anão: As regras do acordo da UAI (União Astronômica... pouca gente presta atenção nisso) diz que para ser chamado de planeta um astro deve orbitar o Sol; ter forma, aproximadamente, esférica (Isso é meio patético. Vejam: se ele orbita o Sol, ele tem que ter rotação também, se tem rotação, ele é obrigado a criar forma esférica pelo atrito e por ser a forma geométrica que gasta menos energia); e ser o maior astro em sua órbita. Pela terceira regra Plutão foi desclassificado.

Titãs: Deuses da mitologia grega que tiveram que enfrentar Zeus e os deuses olímpicos em sua ascensão de poder.


Nota da autora (Sempre quis me chamar dessa forma kk):
O mais interessante de falar sobre planetas é que da para fazer alusões com outros estudos. Para quem gosta de astrologia principalmente. Fazer relações entre mitologia, astronomia e astrologia é extremamente interessante para quem gosta. E para quem não sabe o que estou falando... Logo você entenderá. 
Fiquei em falta por um tempo, mas não estou tão afim de pedir desculpas. Como digo: desculpas não adiantam sem arrependimento, o importante é não acontecer de novo e... Se dizer que não vai acontecer estarei mentindo. Então, significa que não me arrependi. 

Indicações: Best-seller Percy Jackson (livro), mentes que brilham (filme).

 "O cosmos é tudo que é, foi ou será." Carl Sagan (Grande astrônomo).


06/11/2011



Oi, comedores de livros! (quem não for, não se ofenda, apenas continue nos lendo, acredito que esse tipo de coisa passa por osmose). Hoje acordei pensando no 'O universo numa casca de nóz' e em quantas alusões ja fizeram sobre ele. Stephen Hawking, um dos mais influentes pensadores do nosso tempo, faz, com esse livro, crianças se encantarem pela física.
Mas não é por livros que estou aqui (ou talvez seja, se eles não existissem eu não estaria nesse blog). Vim dar uma noticia que me entusiasmou, podemos dizer que entusiasmou muito, pois eu já tinha parado para pensar nisso. Mas no dia que comentei com alguem, falaram que era impossivel e que por isso muitos físicos não deixaram de acreditar na existencia de um Deus, mas eu, que vivo com uma curiosidade de criança, assim como Sofia*, não pude deixar de procurar... Minhas pesquisas não adiantaram de nada, não tinha encontrado um artigo se quer sobre isso.
Mas escataplafite! Aqui está: É possivel criar matéria do nada?
Ele caiu no meu colo, assim como a matéria do mesmo artigo - do nada. Mas não posso negar que tive uma ajudazinha de elfo. Que Super facilita a minha vida as vezes, muitas vezes por assim dizer.
Mas então, como a matéria poderia existir, sem poder ser criada do nada e nem de algo? Seria bom se também não te fizesse sentido, leitor, pois significaria que tens pensamento filosofico e aberto a perguntas. E melhor será se pensastes na resposta, na sua resposta, sua verdade.

Sempre pensando no nosso léxico
Sofia: Alusão ao livro 'O mundo de Sofia' de Jostein Gaarder. Nele, Sofia é uma criança que se vê apanhada por perguntas que a mostram um mundo que não fora percebido antes...




Um comentário:

  1. AAHHHHHHHH, eu sou fã de Percy Jackson- e toda a série de livros... BJs, Laila.

    ResponderExcluir

"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas." Clarice Lispector
Deixe seu comentário:)